Big Brother - A verdade sobre a História

 Livro 1984
 (em inglês: Nineteen Eighty-Four)

É um romance distópico clássico do autor inglês Eric Arthur Blair, mais conhecido pelo pseudônimo de George Orwell. Publicado em 8 de junho de 1949, retrata o cotidiano de um regime político totalitário e repressivo no ano homônimo.

O livro, mostra como uma sociedade oligárquica coletivista é capaz de reprimir qualquer um que se opuser a ela. A história narrada é a de Winston Smith, um homem com uma vida aparentemente insignificante, que recebe a tarefa de perpetuar a propaganda do regime através da falsificação de documentos públicos e da literatura a fim de que o governo sempre esteja correto no que faz. Smith fica cada vez mais desiludido com sua existência miserável e assim começa uma rebelião contra o sistema.

O romance se tornou famoso por seu retrato da difusa fiscalização e controle de um determinado governo na vida dos cidadãos, além da crescente invasão sobre os direitos do indivíduo. Desde sua publicação, muitos de seus termos e conceitos, como "Big Brother", "duplipensar" e "Novilíngua" entraram no vernáculo popular. O termo "Orwelliano" surgiu para se referir a qualquer reminiscência do regime ficcional do livro. O romance é geralmente considerado como a magnum opus de Orwell.




Na sociedade descrita por Orwell, todos as pessoas estão sob constante vigilância das autoridades, principalmente através das "teletelas" (dispositivo assemelhado a uma televisão, através do qual o Estado vigia cada cidadão). A descrição física do "Grande Irmão" (Big Brother) assemelha-se a Josef Stalin (ex-líder da União Soviética), e a propaganda do estado constantemente lembra aos indivíduos: "o Grande Irmão zela por ti" ou "o Grande Irmão está te observando". O conceito do livro transposto para a sociedade moderna retrata o domínio das massas pelas mídias, principalmente pela televisão, que controla a cultura da maior parte da população como um pastor controla um rebanho, e conduz os costumes do povo da forma que melhor lhe convier.





"Se você quer uma imagem do futuro, imagine uma bota prensando um rosto humano para sempre." (George Orwell)


Pra quem não gosta de ler, também foi feito o filme.

Category: 0 comments

0 comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...