Zona de conforto???


Will Rogers, ator e comediante, disse que: "De vez em quando é preciso subir num galho perigoso, porque é lá que estão as frutas" e  "Mesmo que você esteja no caminho certo, você será atropelado se ficar simplesmente sentado."  Mas de alguma forma, fiquei dividida nos meus pensamentos...
Durante a semana que passou, particularmente, ouvi muito a expressão "sair da zona do conforto" . No contexto, alguns palestrantes diziam que nessa nova fase seríamos provocados até sair dessa zona do conforto. Mas que raios é essa tal "zona do conforto"? Então, pode-se dizer que é uma fronteira mental, definida por atitudes, sentimentos, pensamentos que costumanos ter. Dentro dessa bolha estão todas as lembranças positivas e negativas que tivemos, portanto, está intimamente relacionada com nossas. experiências. Nessa bolha tudo que está dentro te deixa bem e se, por acaso, você tem que sair de lá sente logo o perigo.
É claro que  a tendência das pessoas é refugiar-se em sua zona de conforto, por isso almejam uma rotina e  adequam novos hábitos de vida, seja no âmbito familiar, social ou profissional.Que complexo e ao mesmo tempo conflitante, já  que a vida é extremamente dinâmica. Sendo assim, só mudando continuamente para não estagnar.
Mais do que tudo sabemos que as mudanças nos deixam inseguros, ansiosos e até desconfortáveis. Melhor seria se estivéssemos preparados para elas de forma contínua, vista a necessidade.Não seria diferente nas relações sociais e profissionais... As mudanças surgem e, inevitavelmente, devemos acompanhar.
Sair da sua zona de conforto pra quê ? Por que, se lá é tão quentinho e aconchegante? Sair da zona do conforto tem todo seu lado positivo, essa saída é capaz de nos motivar, de alavancar nosso progresso, de acordar mesmo para a vida.
O fato que é que mais cedo ou mais tarde você será provocado pela vida, independente da sua resistência, você será obrigado a isso. Só percebemos o quanto estamos acomodados quando sofremos essa provocação. Ai você pára, olha pra si e percebe que nos últimos tempos mudaram a programação da TV,  a fulana mudou a cor do cabelo e você não curtiu , que beltrano trocou de namorada e  você criticou. De repente, olha pra si e percebe que de alguma forma a vida mudou, mas você continua ali. Você não gostava do seu apartamento, você não gostava de estudar de última hora, você não gostava de ter poucos amigos, mas e dai? Você continua da mesma forma.  Você se acomodou com o que incomodava. E merece ser provocado mesmo!
Não estou falando de precipitações ou arriscar-se por nada, mas sim de se permitir correr alguns riscos ao sair dessa zona de conforto.
Somos seres experimentais com a memória repleta de contos de fada destruídos, acabamos por evitar que isso se repita.  Muitas vezes, isso nos limita..É claro que ao arriscar, acabamos nos deparando com novos erros, isso é bom porque nos permite ter auto-conhecimento. A partir desse auto conhecimento, é possível um aprimoramento no nosso projeto de gente. Quando deixamos de experimentar e de arriscar, consequentemente,  deixamos de evoluir.
Voltando às frases citadas por Will Rogers, agora posso concordar com ele. No início do texto, a zona do conforto ainda bloqueava a minha percepção, Agora ela permitiu que desse validade a novos conceitos e ideias. Dessa forma, funciona.
Na dúvida, basta lembrar da intensidade que vivemos quando optamos por sair da zona de conforto. Só isso, já vale a pena! A vida torna-se de novo interessante, ganha novos contornos e cores, o olfato se aguça e os ouvidos se abrem para novas canções. E antes que faça disso uma zona de conforto, lá vem a vida de novo te provocando. E  por ai vamos, dando adeus em vez de agradecer o seja bem-vindo!

Vou executar um pouco essa função de provocadora... Você se imaginou vivendo assim? Quando criança, o que você queria ser? Você concorda com o rumo que a vida tomou? Até que ponto você é capaz de se arriscar?  Você se sente feliz? O que te incomoda? Quanto você se arrisca? Há quanto tempo você está na sua zona de conforto?
Category: 0 comments

0 comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...