Nostalgia - parte III


           Guloseimas



Alguém se lembra do Chocolate Supresa que vinha com figurinha de fotos de bichos, de dinossauros (e outro da África/Amazônia)? Adorava colecionar. Tinha um chocolate da Turma da Mônica também que tinha o personagem moldado em chocolate branco e o resto em chocolate preto. Tinha o Chokito, o Compre Batom, compre Batom, compre Batom (é, eu compro até hoje mesmo). Outro que era delicioso também era o Kinder Ovo que na época era baratinho!  E os guarda chuvinhas de pseudo-chocolate? De amendoim tinha as paçocas que devoro até hoje!
Biscoito Mabel, Passatempo, Mirabel, Mini-biscoito da TV Colosso, Skiny e lanche do Fofão eram sempre alvo de minhas comprinhas!
No quesito balas, elejo como as  mais respeitáveis:  as temidas Soft,  as balas Fizz (efervescia na boca), 7 belo, Freegells (com figurinhas de mensagens românticas) e as balas dos Cavaleiros do Zodíaco (a minha preferida). Para mascar, os chicletes Ploc e Ping Pong eram os mais marcantes!
          Como não citar o pirulito do Zorro com gosto de dadinho!? Também existia o Push Pop! Pirocóptero, pirulito de limão e açúcar de chupeta e animais.
          E quem não adorava  Danoninho e Chambinho ?

         Filmes e livros




            Sobre livros eu lia muito os de fábulas, Sítio do Pica-Pau Amarelo, Coleção Vagalume, gibi da Turma da Mônica e revistas diversas. Já era viciada!
            Ao lembrar de filmes que assistia naquela época,  vem à mente Os Batutinhas,  A Lagoa Azul, O Jardim Secreto ( filme lindo, misterioso, fantasioso... vou ter que ver de novo mesmo), A Fantástica Fábrica de Chocolate, As Patricinhas de Beverly Hills, Bambie, via muitos documentários do Discovery Chanel, A Branca de  Neve e os 7 anões, A Dama e o Vagabundo e tantos outros da Disney, todos os filmes da Xuxa e dos Trapalhões. Ah sem contar que via com a família os filmes do Mazzaropi (e achava o máximo).




           Os brinquedos mais famosos da época incluem Banco imobiliário, Cubo mágico, Lego, Ioiô, Barbie, Jogo da Vida, Detetive, War, Batalha Naval, Gamão, Damas e Scrabble, Mola maluca, Pense bem, Meu Bebê, bambolê (nunca consegui brincar disso), patins, pega-vareta, geloucos, tamagoshi (o meu era verde água).Também contava com piões, pipa e bolinha de gude (resgastados de outras décadas).
           Se quisesse reunir a primaiada em casa, era só ligar o Super Nintendo. O meu jogo preferido era Super Mario World, mas Donkey Kong Country, Super Mario Kart, Mortal Kombat, Street Fighter, um de sinuca e outro de avião me faziam muito feliz! E ai vinha a odisséia para fazer o cartucho “pegar”: assoprar, bater, tirar, colocar devagar.
           Brincadeiras como esconde-esconde, pega-pega, polícia e ladrão (detestava os meninos da minha escola quando brincavam disso), bater tazo, roubar bandeira, pular corda, amarelinha, stop...
Lembrei agora de uns comerciais que me marcaram como o da poupança Bamerindus, os da Faber Castell( Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo...) entre outros que não recordo no momento.
             Musicalmente tinha Mamonas Assassinas (os quais cantavam letras maliciosas que nem sonhávamos em saber o significado). Sandy e Júnior, Xuxa, Eliana, Chiquititas, É o tchan, Balão Mágico, Trem da Alegria...
            Para  fechar com chave de ouro selecionei 2 vídeos que trazem ainda mais lembranças.




            Bom reviver tudo isso, bom nutrir esse sentimento, mesmo que através dessas lembranças venham reflexões e outras saudades. Melhor ainda é chegar à conclusão que nossa infância foi mesmo maravilhosa!



PS.: Para complementar toda essa sessão nostalgia  existe o Almanaque dos Anos 90, de Silvio Essinger a venda aqui.


0 comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...