Beleza sem crueldade - Empresas que NÃO testam em animais

Eu não sei você, mas eu sou completamente apaixonada pelos animais, e trocaria pelo menos metade dos seres humanos que conheço por eles! Participo ativamente de iniciativas que envolvam a causa, e sempre me pego envolvida no primeiro instante em que contam a respeito de alguma história envolvendo bichos. Abomino rodeio, vaquejada, tourada, circos que têm animais. O mesmo vale para zoológicos e parques temáticos que não cuidam deles como deveriam.

Por achar que nossa personalidade permeia todos os assuntos que nos interessam, não acho que o tema do blog seja "uma outra história". Pelo contrário! Não sei se você já me seguia na época, mas no início desse ano de 2011, a Arezzo lançou uma coleção que usava peles de animais na composição. Fiquei tão indignada que coloquei o post no ar em minutos, e, graças à reação das consumidoras e de algumas blogueiras de moda, a coleção foi recolhida no mesmo dia. Uma vitória e tanto para todos que compraram a briga (aliás, até hoje não voltei a comprar nada de lá e nem pretendo)! Por essas e outras, acredito que a iniciativa de cada um tenha uma importância enorme, especialmente a de quem se comunica com o público.

Por isso, vai aqui mais um post do gênero. Dessa vez não vamos falar de peles, mas de um outro problema tão grave quanto, e que está presente do nosso cotidiano. Diariamente, vários animais são torturados, flagelados e mortos em virtude de serem cobaias de testes de cosméticos. Muitas empresas acham certo que, para oferecer a você um produto seguro, animais passem uma vida inteira sem conhecer outra realidade que não o confinamento, a dor, o medo e a morte. Eu, definitivamente, não acho isso justo! Até porque, já ficou comprovado que, ao contrário do que essas empresas alegavam, é possível desenvolver produtos absolutamente seguros sem testar em animais (só daria mais trabalho e custo às empresas, que preferem, por isso, sacrificar a vida e o bem-estar dos animais).

E o que você, consumidora, pode fazer para mudar essa realidade? TUDO! Explico: o poder de mudar de vez essa política das empresas está nas suas mãos, nas mãos de cada uma de nós, que banca essas companhias consumindo os produtos que fabricam. Dar prioridade às empresas que NÃO realizam testes com animais também é uma maneira incrível de manter as companhias que se dispuseram a empenhar mais esforços e custos. Afinal, não só elas merecem, como podem servir de exemplo para as que ainda não aprenderam a lição. Gostou da ideia mas não sabe quais empresas apoiar? Houston, we don't have a problem anymore! Segue uma listinha de algumas das empresas nacionais e estrangeiras que, investigadas pela PETA e pela PEA, comprovadamente não testam em animais. Vamos usar e abusar dos produtos fabricados por elas?

Essas empresas NÃO testam em animais:

Nacionais
Abelha Rainha, Acquaflora, Adcos, Água de Cheiro, Amend, Anaconda, Antídoto, Bioderm, Bio Extratus, Class, Condor, Contém 1g, Davene, Éh Cosméticos, Embelleze, Farmaervas, Granado, Impala, Koloss, L'áqua de Fiori, Leite de Rosas, Mahogany, Max Love, Natura, Nazca, Niasi, O Boticário, Ox, Racco, Sensória, Shizen, Sther, Vita Derm, Welleda.

Estrangeiras
Agatha Ruiz de la Prada, Almay, Anastasia Beverly Hills, Ancient Formulas, Aunt Bee's, Aveda, Bare Escentuals, Bath and Body, Body Shop, Bodyography, Bubble & Bee, Carmex, Carolina Herrera, Clarins, Clinique, Conair, Donna Karan, Esteé Lauder, Forever Living Products, H2O Plus, Hello Kitty, Henri Bendel, L'anza, L'Occitane, La Mer, M.A.C, Mango, Michael Kors, Nina Ricci, Nutri-Cell, NYX, OPI, Paco Rabanne, Paul Mitchell, Payot, Prada, Revlon, Sève, Senscience, Shiseido, Smashbox, Talika, Thierry Mugler, Tom Ford, Tommy Hilfiger, Too Faced, Urban Decay, Victoria's Secret, Wet'n'wild.

E, para você se sentir ainda mais feliz e orgulhosa dessa escolha, fica o vídeo que me inspirou a fazer o post de hoje. Esses beagles tinham nascido e sido criados dentro de gaiolas de metal, eram conhecidos pelos números tatuados em suas orelhas, serviam de cobaias para testes diários na pele e nos olhos, por uma empresa de cosméticos espanhola. Eles nunca tinham pisado na grama e nem visto o sol. Nunca tinham recebido carinho e nem tido contato direto uns com os outros. Por causa da pressão de uma ONG de defesa dos direitos dos animais, foram libertados. No vídeo, o primeiro contato deles com a liberdade e com o carinho humano. Emocionante! Espero que, para você, assim como para mim, sirva de inspiração. Porque nós temos o poder e a obrigação de fazer esse mundo mais justo e mais...bonito! Afinal, não é disso que fala esse blog? 


0 comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...