Momento de arrumação. Abro a gaveta do meu criado- mudo e encontro entres rabiscos e desenhos uma letra de receituário médico. Essa tal letra diz uma frase:
Gentileza gera gentileza
Começo a refletir...Na teoria é lindo!Se a gentileza é um modo de agir, uma visão sobre o mundo, é muito mais do que ser apenas educado e politicamente correto. É renúncia. Significa algo mais profundo, sobre o caráter mesmo, sobre valores éticos.
A ciência tem comprovado o que o profeta Gentileza pregava.Sintetizando seus murais sob o viaduto do Gasômetro, podemos dizer "gentileza gera gentileza".Seus ensinamentos têm um grande poder e é diretamente ligado com a inteligência, elevação do bem-estar.
Sua denúncia de valores, de nosso ponto de vista cego e surdo ao lidar com outras pessoas, esse excesso de individualismo e preocupação consigo mesmo e de pouco tempo para o outro chamou atenção para a causa.
Sei que a mudança não é do dia pra noite e depende muito da nossa força de vontade até adquirir o hábito. É resistir à determinação imposta pelos nossos hábitos corridos e egoístas.
No fim, isso tudo partiu de um simples rascunho entre tantos outros. O que gerou uma grande lembrança...que até poderia não ser vista tão bem assim.Já que as ações se restringiram às palavras e nada mais que isso.Nesse caso foi fácil falar (escrever), difícil foi dar vida ao que foi escrito. Nem tudo foram flores...Posso culpar pessoas, julgar de novo os erros alheios, os autores dos meus sofrimentos.
Difícil escapar das lembranças, mais ainda é lidar com elas.Mas nesse momento, inspirada por essa grande frase, prefiro agir gentilmente com minhas lembranças e passado. Aos olhos da gentileza que gera gentileza, faço dessas palavras minha ação.
"O mundo é uma escola
A vida é o circo
Amor palavra que liberta
Já dizia o Profeta"
A vida é o circo
Amor palavra que liberta
Já dizia o Profeta"
Gentileza, Marisa Monte
0 comments:
Post a Comment