![]() |
Imagem: Oficina de Estilo |
Desde que concluí o curso de Consultoria de Imagem algumas pessoas me perguntaram para que realmente serve essa área. Como funciona? O que faz?
Então vamos la:
Sabe aquela frase: "Uma imagem vale mais que mil palavras"? Pois bem, todos nós sabemos que a primeira impressão que temos das pessoas está muito mais ligada à imagem que elas carregam do que o que elas dizem.
Todos nós fazemos isso sem nem mesmo perceber. Julgamos a imagem que a pessoa nos apresenta, seja pelo olhar, pelos gestos, pelo rosto, cabelo ou pela roupa que está usando. A primeira impressão realmente é a que fica! Mesmo que ela se altere no decorrer do relacionamento, aquela primeira imagem que tivemos da pessoa sempre ficará guardada na nossa lembrança.
Mas será que a imagem que as pessoas têm de nós é exatamente aquela que queremos passar?
Fazer uma consultoria de imagem é muito mais do que montar looks, organizar guarda-roupa ou fazer compras com o cliente. É a realização de um trabalho incrível de adequação da imagem atual do cliente à imagem que ele deseja ter ou deseja que as pessoas tenham dele.
A consultoria de imagem trabalha muito mais com o ser humano do que com a moda em si. Nosso objetivo é traduzir a personalidade, os objetivos e o universo de uma pessoa para sua imagem pessoal. Esse processo é realizado através de muito estudo, técnicas de análises teóricas e visuais, conversas e muita observação, até que o cliente se sinta confortável com a mensagem que deseja projetar para o mundo.
Nesse caso a imagem é muito mais do que uma simples roupa: envolve etiqueta, comportamento, linguagem e auto-estima.
Sim, é preciso ter uma boa formação!
Estamos lidando com um assunto super sério, que é a imagem de uma pessoa, por isso, antes de tudo é preciso estudar e praticar muito. Só se identificar com moda, gostar de roupas e ter bom gosto não é suficiente, até porque, o personal stylist e/ou consultor de imagem tem que se desprender do seu gosto pessoal e procurar entender o cliente e seu universo.
Para isso é necessário uma boa base técnica.
Como não existe curso superior nessa área aqui no Brasil, os cursos específicos de consultoria de imagem e análise de cores oferecem uma formação básica para começar a trabalhar nesse mercado, mas é imprescindível fazer cursos complementares que sejam focados para área de consultoria e para o universo da moda como psicologia, linguagem não-verbal, marketing pessoal, styling, história da arte, história da indumentária e afins. Só assim você terá um bom embasamento e maior conhecimento na hora de prestar consultoria para o cliente, o que é fundamental!
Deu para conhecer um pouquinho mais sobre a profissão do consultor de imagem?
Espero que tenha esclarecido alguma dúvidas!
Um beijo,
♥
0 comments:
Post a Comment