Na Revista VBS: Como cuidar de cabelos danificados!

Como alguns de você já sabem, estou escrevendo para a revista virtual VBS. O primeiro artigo que escrevi especificamente para lá foi este de como cuidar de cabelos danificados. Cliquem na imagem para irem para a página da revista!

Vou colocar o artigo aqui no blog também, afinal, meus vcs merecem ;) mas pessem lá na revista, vou postar mais coisinhas assim que tiver tempo!







 ***


Lembro-me de quando tinha cabelos platinados -sabe aquele branquinho lindo, então? Foi difícil de chegar na cor e mais difícil ainda de cuidar. Mas é que não era cabeleireira ainda na época e não sabia muito bem, para falar a verdade, nem o básico sobre cabelos e nem sobre como cuidadar deles. 

Tive todos os tipos de problema que se possa imaginar: a cabeleireira louca queimou meu couro cabeludo com descolorante, deixou-o elástico e emborrachado, não chegava na cor nem por milagre divino. 

Mudei de cabeleireiro. 

E daí em diante decidi que eu iria entender como essa parte química funcionava e não ia mais deixar meus cabelos nas mãos de uma pessoa que não entendesse bem o que estava fazendo. Ok, ok... talvez os próximos dois ou três cabeleireiros tenham errado no cabelo também...  mas acho que no quarto ou quinto dei sorte!

 Mas a gente não pode ficar sempre dependendo de sorte: é sempre bom, pelo menos, saber concertar o erro (sim, sou um tanto quanto pessimista...). Por isso, vamos a algumas dicas:



1. Antes de mais, se o produto aplicado no couro cabeludo coça, arde ou queima, peça para que ele seja retirado! Não é normal, não importa o que digam, e existem sim maneiras de fazer com que o processo seja, senão indolor, pelo menos aceitável: descolorantes em pasta -sim, difíceis de achar, mas as platinadas e loiras me entendem... -protetores de couro cabeludo -são específicos para relaxamentos com Hidróxido, mas funcionam super bem para descolorações e tinturas se bem aplicadinhos só no couro cabeludo -e uma série de outras medidas podem melhorar as condições do processo.

2. Depois de feita a química, seja ela tintura, descoloração ou relaxamento, o ideal é ter um cuidado maior com os cabelos. Se eles só ficaram um pouco ressecados do processo, como ocorre normalmente com tinturas (mais escuras, digamos até uns 7 da tabela de cores) vale a pena comprar uma dessas máscaras vendidas na fármacia mesmo: nada muito caro, só para aplicar durante o banho mesmo, por uns 5 minutos. Tenha em mente que cabelos diferentes pedem máscaras diferentes. Cabelos mais cacheados pedem por um Ph mais baixo, o que evita o frizz, e cabelos lisos se dão melhor com ph mais elevado.

3. Se o cabelo parece afinado -o que é normal em processos de descoloração, relaxamento, seja com hidróxido, tioglicolato ou amônia, e também com colorações que clareiam os cabelos até tons de 8 para cima da tabela de cores, o ideal é um repositor de massa (que usualmente contém queratina e variantes). Aqui o ph baixo é essencial. Porque a máscara deposita a massa e, tendo em vista que as cutículas dos cabelos estão abertas por causa dos processos químicos, é necessário fechá-las! O ph mais ácido faz isso quimicamente. Uma chapinha bem feita para a finalização dos cabelos também ajuda: mas atenção, use um protetor térmico! Aliás, isso sempre! 


4. Mas também se o cabelo estiver precisando de um SOS, o tratamento é de choque! Cabelos emborrachados, que quando ficam molhados parecem elásticos, esticam e voltam até partirem, esses precisam de um SOS. O que faço quando alguém chega com um cabelo assim? Cuido com repositor de massa, de ph baixo sempre, sem secador ou chapinha! Aliás, outra dica: não adianta fazer hidatações todo dia. O ideal é que o produto, ainda mais em se tartando de repositores de massa, permaneça nos fios por algum tempo. Uns três dias é o ideal.
Quando o cabelo já estiver um pouquinho melhor -lembre-se: o tratamento é um processo! -costumo indicar a progressiva de carbo-cisteína da Avlon. Como uso esta sempre, é esta que indico.
E aí vocês me perguntariam: mas progressiva? Isso mesmo! A císteina é um dos componentes da queratina do fio, e o processo da progressiva que abre as cutículas, depoista massa e sela o cabelo é o ideal! Ela devolve a massa ao fio, e dá um brilho incrível. Mas tem que ser feita direitinho e eu tenho meus truques também, né?!


Espero que o post evite algumas cabeças queimadas e alguns cabelos elásticos*
Dúvidas? Entrem em contato ou visitem meu blog The Red Lil' Shoes.blogspot.com

Por Liz Albuquerque
Xoxo





0 comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...